sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Visa 4 UK - The Horror

    Oi criaturas! Tudo bem?
    Hoje eu fiquei com vontade de escrever um pouco, mas não sabia sobre o que, já que eu não tinha nenhuma novidade, então decidi escrever sobre o visto. Sobre esse processo estressante. Então vamos lá.
    
    O primeiro pedido do visto, como eu já disse, foi negado. Mas eu nem lembro direito como foi o processo. O que eu sei é que foi bem mais fácil que esse que eu estou fazendo agora. Então aqui vai uma dica: se você tiver um dinheirinho extra, contrate um despachante. Ele vai te ajudar a saber quais documentos você precisa, vai te ajudar com tudo em relação aos documentos.
    Na primeira tentativa eu tive a ajuda do despachante e da agência. Agora é só a agência.
    Tem uma porrada de documentos para preparar como carta do banco mostrando que quem vai pagar pelos seus estudos tem dinheiro suficiente, certidão de nascimento traduzida, histórico escolar traduzido e juramentado... Enfim, são várias coisas.
    No primeiro pedido eu precisei de documentos que agora eu não preciso mais. Como por exemplo, a permissão dos meus pais para eu morar fora. Como agora eu tenho 18, tudo mudou. O tipo de visto é outro, a prova de inglês que tem que fazer é outra, documentos necessários são outros.
    Mas o documento que mais me matou foi o Appendix 8. Esse é um formulário essencial para o pedido do visto. Você tem que preencher todas as suas informações, de todos os documentos e de questões financeiras. É muito chato preencher isso, e as vezes estressante, por que você pode não entender alguma coisa e ficar na duvida, como eu fiquei. Mas ai eu consultei um grande amigo que todos temos em comum chamado Google e minha vida ficou mais feliz.
    Eu ainda estou com alguns probleminhas com o Appendix 8 que não consegui desvendar ainda no google, mas acredito que isso vai se resolver facilmente.
    Enfim, a papelada é grande! Prepare-se para a burocracia.


    Agora vamos falar sobre como é quando você vai até o consulado.

    Você marca um horário no site, responde todo um questionário online, paga uma taxa cara só para marcar a data para tirar um visto que pode ou não ser aceito. Mas lembro a vocês que estou tirando visto para o Reino unido (UK - United Kingdom), não sei se para outros países é diferente.
    Você tem que ser pontual, não esquecer nenhum documento, como eu fiz da ultima vez (esqueci a porcaria do passaporte em casa... pois é, o mais importante) e depois de uma revisão rigorosa que eles fazem para ter certeza que você não tem nada que não possa entrar na salinha de espera, eles te deixam entrar.
    Quando eu fui, meu pai foi junto. Se eu me lembro bem, ele teve que deixar o computador na ante sala e tivemos que desligar os celulares. Então leve um livro, ou uma revista, ou um jornal. Lá tinha TV, mas tava passando Encontro com Fátima, então senti uma falta bem grande de um livro. Principalmente porque meu pai teve que voltar do outro lado do Rio de Janeiro, num trânsito fdp pra buscar o passaporte e voltar.
    Você deve estar pensando (ou não) o seguinte: "mas Julia, demora tanto assim???"
    A resposta é: não. Mas vai que no dia que você for tenha bastante gente? Nunca se sabe.
    Eu não sei se pode ficar ligado aparelhos só para ouvir musica, mas eu acho que não pode.
    Enfim, quando você entra, você espera a sua vez, e ai você vai ser atendido por um ser humano que vai pegar todos seus documentos, tirar cópias (é muito bom ter cópias dos docs, eu tirei na hora) e depois de um tempinho você entra numa salinha ao lado para tirarem fotos suas e coletarem sua impressão digital.
    Depois disso, se você está apressado para receber a resposta do seu visto, você paga uma taxa de, acredito eu que seja, R$ 300,00 para ter uma preferência. E é isso.
    Uma ou duas semanas depois você recebe uma SMS (se você escolher esse serviço no dia que for mandar os docs, e eles vão te perguntar) avisando que seus documentos chegaram e ai o negócio é sair correndo de casa, calçando o tênis dentro o primeiro táxi que você viu na frente, respirando rápido e o coração batendo igual ao de um beija-flor como eu fiz quando a primeira resposta do visto chegou pra mim.

Bom, é isso. Espero que tenham gostado.
Se tiverem alguma pergunta ou quiserem pedir algum post específico é só deixar um comentário no final do post ou me mandar uma pergunta no ask.fm no meu perfil AQUI.

Bjs,
July.

Nenhum comentário:

Postar um comentário